Nova sede da Câmara Municipal de SFI é inaugurada

Presidente Pintinho discursa no plenário - Ronaldo Brum - Ascom CMSFI

O presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI), José Pinto Filho, o Pintinho, inaugurou a nova sede da Câmara Municipal de SFI, o Palácio Municipal Vereador Edenites da Silva Viana, na Praça dos Três Poderes, ao lado da prefeitura e do Fórum, no Centro da cidade. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (27) e contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, além de outras autoridades.

Durante o evento, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do município ao som dos hinos Nacional e de SFI. Logo depois, ocorreu o descerramento da placa, inaugurando oficialmente a nova sede do Legislativo, com todos os presentes se dirigindo ao plenário para dar prosseguimento à solenidade.

Em seu discurso, Pintinho destacou a importância de todos os vereadores e ex-vereadores para a inauguração do prédio, lembrando que a construção da nova sede do Legislativo teve início na gestão do então presidente o ex-vereador Claudinho Viana (2013/2014), que esteve presente à solenidade, tendo as obras complementação durante a gestão do vereador Renato de Buena à frente da Casa de Leis (2015/2016), sendo finalmente concluída e inaugurada na atual gestão.

“A partir da inauguração deste novo prédio, esperamos uma participação mais intensa por parte da população de SFI, afinal, aqui é a Casa do Povo. É importante os moradores do município acompanharem o trabalho dos vereadores, principalmente assistindo às sessões ordinárias do Legislativo, que acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h”, ressaltou Pintinho.

A prefeita Francimara falou da importância da nova sede para o município. “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Concretiza-se a Praça dos Três Poderes, idealizada pelo então prefeito Barbosa Lemos, que adquiriu a área para abrigar os prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário. O município entrega aos seus cidadãos não apenas mais um prédio, mas a certeza de mais conforto e comodidade para a população participar e reivindicar por dias melhores. Parabéns ao presidente José Pinto Filho e demais vereadores, bem como aos ex-vereadores que por aqui passaram e aos ex-presidentes da Câmara Claudinho Viana e Renato de Buena, que tiveram um papel muito importante para o início dessa relevante obra. Agradeço por fazer parte desse dia ímpar para SFI, sem contar a justa homenagem ao saudoso vereador Edenites da Silva Viana, cuja Câmara recebe seu nome”, revelou Francimara.

Além de Pintinho, estiveram presentes todos os vereadores de SFI: Kdemar Cordeiro, o Caboclo (vice-presidente); Luciano Coutinho (1º secretário), Jarédio de Azevedo (2º secretário), Marcos Santos, o Marquinhos de Santo Amaro (líder do Governo na Câmara); Humberto Ramos, o “Bebeto Ramos”; João Eleno, José Cherene, Leandro Lemos, o Leandro Babão; Maxsuel Azevedo, o Cocoia; Raliston da Conceição, Renato Fernandes, o Renato de Buena; e Ricardo Alexandre, o Alexandre Barrão. Renato de Buena, Barrão e Babão, a exemplo de Pintinho, fizeram o uso da palavra.

Entre as autoridades que marcaram presença na solenidade, os ex-prefeitos de SFI Barbosa Lemos, Beto Azevedo e Frederico Barbosa Lemos; o vice-prefeito de SFI, Claudio Henriques; secretários municipais, o vice-prefeito da cidade de Presidente Kennedy (ES), Dorlei Fontão da Cruz; o deputado estadual João Peixoto, o presidente da Câmara Municipal de São João da Barra (SJB), Aluízio Siqueira, e os vereadores sanjoanenses Alex Firme e Elísio Rodrigues; o vereador de Campos Silvinho Martins, o vereador de São Fidélis John de Efinho, a delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil, Ivana Morgado; o comandante da 3ª Companhia da PM em SFI, tenente Luciano Gomes Tavares Monteiro; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SFI), Gerson Wellington; o padre Lucas Mendes e o pastor evangélico Jamil Acruche,

Estrutura

A nova Câmara de SFI possui estacionamento para 80 carros, gabinetes individualizados com banheiro e antessala para todos os vereadores, duas cozinhas, um salão nobre, banheiros com acessibilidade para portadores de deficiência, sistema de reaproveitamento da água da chuva, plenário com 126 poltronas, 86 lugares a mais do que no antigo prédio, além de outras dependências. O atendimento ao público no Legislativo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Assessoria de Comunicação da CMSFI