Pescadores se reúnem na Câmara Municipal

Representantes de pescadores de São Francisco de Itabapoana (SFI) se reuniram na Câmara Municipal, no último dia 21, com o vereador Alexandre Barrão. O principal tema do encontro foi saber como está o trâmite do desmembramento do Departamento de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, criando uma pasta específica para o setor pesqueiro.

“Todos os vereadores assinaram uma Emenda Modificativa, incluída no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019, que prevê o desmembramento e a criação da Secretaria da Pesca. A própria prefeita Francimara Barbosa Lemos, durante audiência pública aqui na Câmara, aprovou a mudança prevista para ser implantada a partir do ano que vem”, revelou Barrão.
A coordenadora do Pescarte em SFI, a bióloga Kissila Rangel, junto com os demais presentes, também reforçou a importância da destinação correta dos rejeitos de pescado dentro do município, além da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), classificando ser importante para os futuros projetos de empreendedorismo voltados para a categoria dos pescadores.
Participaram ainda do encontro representantes do Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo (PEA Observação) e do Projeto Rema, além de pescadores do litoral são franciscano.
Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 20 de setembro, no Legislativo de SFI, às 14h, com a participação também do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Matheus Henriques.